Com apoio da AMNB, a Ilera – Ancestralidade e Saúde se prepara para lançar loja virtual

A organização foi uma das contempladas pelo Edital de Fortalecimento Interno da AMNB; o lançamento da loja está previsto para o dia 15 de maio

A Ilera – Ancestralidade e Saúde é uma organização que promove vivências e oficinas com o objetivo de compartilhar saberes ancestrais de raiz negra e indígena para o cuidado em saúde. A organização é filiada à Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB) desde 2015, quando ainda se configurava como o eixo de saúde do Coletivo de Oyá.

Ao final de 2021, a Ilera foi contemplada pelo Edital de Fortalecimento Interno da AMNB e recebeu o apoio financeiro necessário para desenvolver o projeto de estruturação e lançamento de uma loja virtual para que as mulheres integrantes da organização possam comercializar os seus produtos e serviços. O projeto compõe o Eixo 1 do edital, que compreende iniciativas relacionadas ao Autocuidado Institucional.

A Ilera atualmente é composta por seis mulheres que produzem sabonetes, pomadas, escalda pés, incenso, xequeres e outros produtos naturais, com objetivo de diminuir a dependência da indústria farmacêutica, gerar renda a partir dos seus saberes, fortalecer a memória e a identidade negra e indígena, além de reduzir as idas aos hospitais.

“Nós, mulheres Ilera, compreendemos que os saberes das nossas mães, avós e bisas, baseadas nas plantas medicinais que temos em nossos quintais, é relevante para nossa resistência e fortalecimento da nossa cultura”, afirma texto disponível nas redes sociais da Ilera.

Segundo Leila Rocha, representante da Ilera e responsável pelo projeto, a criação da loja online vai ajudar a organização a ter sustentabilidade financeira para realizar as suas ações. Ela afirma também que o apoio da AMNB, além de contribuir para a compra de todo material, permite “a articulação com mulheres negras de todo Brasil”. 

O lançamento da loja está previsto para o dia 15 de maio e as primeiras vendas já começam a ser enviadas no dia 16 de maio. Para acompanhar as ações da Ilera e ficar por dentro das novidades, siga @ilera.a no Instagram.

Compartilhe essa notícia:

5 comentários

  1. Parabéns pela iniciativa.
    Muito necessária e fundamental para nossas mulheres negras.
    Gostaria de todas as informações possíveis.
    Grata
    Nilza Iraci

  2. Articulação de mulheres negras e muito importante para transformar realidades de mulheres negras e principalmente mulheres das periferias

Deixar uma resposta