
UMA AGENDA COLETIVA DE ENFRENTAMENTO
AO RACISMO E AO PATRIARCADO


A 7ª edição do Março de Lutas é um chamado para a Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver
O Março de Lutas é uma estratégia de incidência do Movimento de Mulheres Negras no Brasil, construído pela Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB), Rede de Mulheres Negras do Nordeste e Rede Fulanas – Negras da Amazônia Brasileira, com o objetivo de denunciar as diversas formas de atuação do racismo patriarcal, que atinge de maneira potencializada as mulheres negras, além de demarcar o protagonismo destas sujeitas na luta por melhores condições de vida para toda sociedade brasileira. A ação foi criada em 2019, pelo Odara – Instituto da Mulher Negra.
É um chamado para a construção de uma agenda coletiva que reafirme e denuncie as violações de direitos humanos protagonizadas pelo Estado brasileiro, bem como, visa reforçar os debates sobre a importância da vida das mulheres negras no que diz respeito ao enfrentamento a violência doméstica, o feminicídio, o racismo religioso e a violência política.
Março e as Lutas Negras
A PRIMEIRA EDIÇÃO DO MARÇO DE LUTAS FOI CRIADA EM 2019, EM SALVADOR, PELO ODARA – INSTITUTO DA MULHER NEGRA.
O mês de março é internacionalmente conhecido como o mês das mulheres na luta contra o patriarcado, celebrado oficialmente dia 8 de março. Também no dia 14 de março de 2025 completam 7 anos que a militante negra e parlamentar Marielle Franco foi brutalmente executada. Neste mesmo dia homenageamos o nascimento de duas estrelas negras que tiveram grande contribuição para a luta negra brasileira: Carolina Maria de Jesus e Abdias Nascimento. Já no dia 16 de março de 2025 completam 11 anos que a trabalhadora Cláudia Ferreira foi assassinada por PMs do Rio de Janeiro e arrastada do lado de fora da viatura.
É também em março, dia 21, que celebramos o dia internacional de luta pela eliminação da discriminação racial. Ainda no dia 27 de março celebramos o nascimento de outra estrela negra brasileira, Luiza Bairros, que tem inspirado homens e mulheres negras além do seu tempo com seu legado.
O Março de Lutas de 2025 também é um chamado para a construção coletiva da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver, que ocorrerá em novembro deste ano, em Brasília. A mobilização marca uma década da histórica Marcha das Mulheres Negras Contra o Racismo, a Violência e pelo Bem Viver, reafirmando o protagonismo das mulheres negras na luta contra o racismo, machismo, LGBTfobia, exploração e pela justiça social.
VÍDEOS DO MARÇO DE LUTAS
JUNTES SOMOS MAIS FORTES
Realização



Todos os direitos reservados © 2025 AMNB