Candidata é ativista da Rede Mulheres Negras do Paraná, organização filiada à AMNB
Natural de Porto Alegre (RS), Juliana Mittelbach (PT – 13257) é enfermeira do SUS, mãe, bissexual, feminista negra e está candidata a deputada estadual do Paraná. Com um processo de militância forjada na interseccionalidade de gênero, raça e classe, a candidata atua no movimento de mulheres negras, movimento de trabalhadoras e trabalhadores e no movimento feminista.
Doutoranda em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/FIOCRUZ e Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é uma das fundadoras da Articulação Nacional da Enfermagem Negra – ANEN
Atualmente, Juliana está na Coordenação Executiva Adjunta da Rede Mulheres Negras do Paraná, é vice-presidente do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Compõe ainda o Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná e Conselho de Proteção a Vítimas de Abuso Sexual do Paraná, e a Marcha Mundial das Mulheres.
Com uma candidatura cujas pautas vêm sendo discutidas e construídas de forma coletiva, Juliana defende a ocupação dos espaços de poder para atuar em prol do Sistema Único de Saúde – SUS, dos direitos humanos e do fortalecimento das políticas públicas para as mulheres e a população negra.
“Precisamos renovar a política e lutar contra a barbárie social que ataca o nosso povo nas ruas, no prato de comida, no direito à vida”, afirma.
Como enfermeira, Juliana atuou na linha de frente da UTI de Covid-19 e sentiu de perto o resultado da necropolítica, discurso anti ciência e anti vacina propagados pelo governo Bolsonaro: “Em tempos de pandemia, crise política e aumento do racismo, apoiar uma mulher negra e enfermeira do campo progressista é se posicionar do lado certo da história, é estar com a nossa gente”, conclui.