
DEBATES, REVISTA ELETRÔNICA, LIVES E MUITO MAIS

MARÇO DE LUTAS
UMA AGENDA COLETIVA DE ENFRENTAMENTO
AO RACISMO E AO PATRIARCADO
FAÇA PARTE DESSE MOVIMENTO

O Março de Lutas é uma agenda coletiva para reafirmar a resistência negra no Brasil. O objetivo é que as mulheres negras brasileiras protagonizem uma chamada para compartilhar práticas, experiências e viabilizar denúncias que fortaleçam o enfrentamento ao racismo, sexismo e lesbofobia que impactam a vida das pessoas negras, especialmente as mulheres.
#MarçodeLutas é a forma de celebrar o legado dos homens e mulheres negras que morreram lutando pela humanidade, cidadania e direitos reconhecidos e assegurados para a população negra. É uma ação que vai reafirmar a denúncia contra as violações de direitos humanos protagonizadas pelo Estado brasileiro, bem como, visa reforçar os debates sobre a importância da vida das mulheres negras no que diz respeito ao enfrentamento a violência doméstica, o feminicídio, o racismo religioso e a violência política.
MARÇO E AS LUTAS NEGRAS
A PRIMEIRA EDIÇÃO DO MARÇO DE LUTAS FOI CRIADA EM 2019, EM SALVADOR, PELO ODARA – INSTITUTO DA MULHER NEGRA.
O mês de março é internacionalmente conhecido como o mês das mulheres na luta contra o patriarcado, celebrado oficialmente dia 8 de março. Também no dia 14 de março de 2021 faz três anos que a militante negra e parlamentar Marielle Franco foi executada e o Estado brasileiro ainda não nos apresentou respostas. Neste mesmo dia homenageamos o nascimento de duas estrelas negras que tiveram grande contribuição para a luta negra brasileira: Carolina Maria de Jesus e Abdias Nascimento. Já no dia 16 de março de 2021 faz sete anos que a trabalhadora Claúdia Ferreira foi assassinada por PMs do Rio de Janeiro e arrastada do lado de fora da viatura. É também em março, dia 21, que celebramos o dia internacional de luta pela eliminação da discriminação racial.
Ainda no dia 27 de março celebramos o nascimento de outra estrela negra brasileira, Luiza Bairros, que tem inspirado homens e mulheres negras além do seu tempo com seu legado.Continuaremos em marcha até que todas as Marielles, Claudias, Carolinas, Abdias e Luizas tenham direito à vida e ao bem viver.
VÍDEOS DO MARÇO DE LUTAS
LIVES DIAS 05 E 19 DE MARÇO
CONFIRA QUEM SÃO AS PARTICIPANTES

TERLÚCIA SILVA
Mediadora

CAROL DARTORA
Vereadora – PT CURITIBA

LIVIA DUARTE
Vereadora – PSOL AMAZÔNIDA

DANDARA
Vereadora – PT UBERLANDIA/MG

ANA LUCIA
Vereadora – PT JOINVILE
AMNB
ARTICULAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES DE MULHERES NEGRAS
A AMNB é uma rede de organizações de mulheres negras, constituída atualmente por 49 organizações distribuídas por todas as Regiões do Brasil. Ao longo dos seus 20 anos a AMNB tem como missão institucional promover a ação política articulada de grupos e organizações de mulheres negras brasileiras, realizando o enfrentamento ao racismo, ao sexismo, à lesbofobia e à todaas as formas de discriminação.
ORGANIZAÇÕES: Associação de Mulheres Mãe Venina do Quilombo do Curiaú – Ammvqc – Amapá AP IMENA – Instituto de Mulheres Negras do Amapá AP Irohín BA Odara –Instituto da Mulher Negra BA Instituto da Mulher Negra do Ceará INEGRA CE Pretas Candangas DF Centro de Referência Negra Lélia González GO Grupo de Mulheres Negras Malunga GO Grupo de Mulheres Negras Mãe Andresa MA Nzinga – Coletivo de Mulheres Negras de Belo Horizonte MG Rede de Mulheres Negras de Minas Gerais MG Imune – Instituto de Mulheres Negras Mato Grosso MT Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará- CEDENPA PA Abayomi – Coletiva de Mulheres Negras na Paraíba PB Bamidelê – Organização de Mulheres Negras da Paraíba PB Associação de Educação, Arte, Cultura e Agroecologia Sítio Ágatha PE Uiala Mukaji PE Rede de Mulheres Negras de Pernambuco PE AYABÀS – Instituto da Mulher Negra do Piauí PI Rede de Mulheres Negras do Paraná PR Centro de Atividades Culturais, Econômicas e Sociais (CACES) RJ Criola – Organização de Mulheres Negras RJ ILERA RO AJAGUM – RN RN Maria Mulher RS Associação Cultural de Mulheres Negras (ACMUN) RS AKANNI – Instituto de Pesquisa e Assessoria em Direitos Humanos, Gênero, Raça e Etnias RS Associação de Mulheres Negras de Críciuma/Santa Catarina SC Casa da Mulher Catarina SC Coletivo Ashanti SC Comunidade Oju Ifá SE Associação Mulheres de Odun (AMO) SP Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) SP Casa Laudelina Campos de Melo SP Geledés – Instituto da Mulher Negra SP Instituto Amma Psique Negritude (AMMA PSIQUE) SP ALAGBARA –Articulação de Mulheres Negras e Quilombolas do Tocantins TO Rede de Mulheres Negras do Nordeste NORDESTE Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas NACIONAL Rede Afro LGBT NACIONAL Rede Nacional de Lésbicas e Bissexuais Negras Feministas Candaces NACIONAL Rede de Mulheres Negras para a Segurança Alimentar e Segurança Alimentar (REDESAN) NACIONAL


REDES SOCIAIS
Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras. Promove ação política de ONGs na luta contra o racismo, sexismo e demais formas de discriminação.
DETALHES DO EVENTO
Uma agenda coletiva de enfrentamento ao racismo e ao patriarcado:
Live dia 05 de março às 19h.
Revista Eletrônica 08 de março às 19h.
Live dia 19 de março às 15h.
Todos os direitos reservados © 2022 AMNB