Em Santa Catarina tem mulher negra disputando os espaços de poder; Conheça Beatriz Vargas e Aparecida da Silva

Concorrendo ao Governo e à Câmara dos Deputados, as candidatas têm propostas em defesa do direito das mulheres e da população negra do estado

Santa Catarina, embora seja um dos estados brasileiros com a menor concentração de população negra, é também o estado que, em 1934, elegeu a primeira deputada estadual negra do país: Antonieta de Barros. Em 2022, mais mulheres negras se inspiram no seu legado e continuam o movimento de ocupar os espaços de poder que lhes são devidos. Beatriz Vargas (PSB) é candidata a vice-governadora e Aparecida da Silva (PT – 1307), conhecida como Cida Psicóloga, disputa o cargo de deputada federal.

Beatriz Vargas

Mulher negra, mãe solo e empreendedora, Beatriz compõe a chapa que concorre ao governo de Santa Catarina ao lado de Décio Lima (PT – 13). Desde a adolescência a candidata a vice-governadora se engaja em trabalhos voluntários e já foi presidenta da Associação de Moradores da sua comunidade. Ela enxerga na política um caminho para ampliar sua atuação e alcançar mais pessoas.

Vivo em Santa Catarina, então é muito simbólica a minha presença na chapa majoritária. Estar ocupando esse espaço traz luz para essa necessidade de inclusão”, afirma.

Dentre as propostas da chapa composta por Beatriz e Décio passam pela educação, a candidata destaca a valorização da educação e as políticas públicas para combater os altos índices de violência de gênero e os casos de racismo recorrentes no estado. “Teremos uma Secretaria das Mulheres e Coordenadoria de Igualdade Racial”, explica. Beatriz conta ainda, que sua primeira ação enquanto candidata foi assinar uma carta compromisso com as diretrizes e propostas do Movimento Negro de Santa Catarina.

Dentro e fora do seu partido, o PSB, Beatriz ainda enfrenta a incredulidade em sua capacidade de ocupar um espaço de poder e governar. A candidata conta que foi a única do partido que não recebeu fundo eleitoral para fazer campanha.  “A falta de letramento racial acaba impedindo que o partido observe quanto deixa de crescer e agregar ao abraçar uma oportunidade como essa”, comenta.

Ainda assim, Beatriz acredita que pode fazer história e se tornar a primeira mulher negra vice-governadora de Santa Catarina.

Acompanhe e apoie a candidatura de Beatriz Vargas!

Aparecida da Silva (Cida Psicóloga)

Cida é empreendedora e Presidente Nacional da Reafro – Rede Brasil de Afroempreendedores. Fundou o Instituto de Inclusão Social Gangazumba e atua como secretária municipal de saúde de Canelinha (SC) e secretária de assistência social de Laguna (SC). 

Candidata a deputada federal, suas principais propostas estão relacionadas à defesa de políticas de promoção da saúde mental da população; promoção da igualdade racial; políticas para mulheres; educação; políticas de proteção social; turismo e infraestrutura; agricultura, agroecologia e pesca; desenvolvimento econômico e empreendedorismo.

Cida tem dialogado com os movimentos de mulheres de Santa Catarina sobre o protagonismo na política e espaços de poder, e acredita que a força feminina será capaz de mudar o atual cenário de desigualdades. “Nós, enquanto mulheres negras, buscamos essa igualdade e oportunidade. Queremos ter visibilidade e dignidade”, afirma.

A candidata aponta que as maiores dificuldades enfrentadas durante a campanha estão ligadas a falta de recursos financeiros e à garantia do cumprimento dos percentuais dos fundos eleitorais destinados às mulheres e pessoas negras. Mesmo assim, Cida acredita que é importante dispor o seu nome e concorrer a uma cadeira da Câmara dos Deputados.

“Existe uma vontade muito grande neste pleito de voltar a ser feliz e nessas eleições eu faço parte de forma ativa dessa mudança”, comemora.

Acompanhe a campanha de Cida nas redes sociais!

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *