Conheça Creuzamar de Pinho, candidata a Deputada Estadual apoiada pelo Movimento de Mulheres Negras do Maranhão

Antirracismo e antifascismo são algumas das bandeiras de luta da candidatura

Mulher negra, quilombola e integrante da Rede de Mulheres Negras do Maranhão (REMNEGRA), Creuzamar de Pinho (PT – 13000) é candidata a Deputada Estadual do Maranhão e tem construído sua campanha em parceria com lideranças, militantes e ativistas dos movimentos sociais, especialmente da luta por moradia, mulheres negras, quilombolas, de religiões de matriz africana e da luta sindical.

“Ao longo da minha trajetória  política e de militância, construí e ajudei a fundar importantes espaços e organizações de movimentos sociais para a cidade de São Luís e para o Maranhão, como o Grupo de Mulheres Negras Maria Firmina dos Reis, a Cooperativa Habitacional Zumbi dos Palmares, o Centro Educacional e Profissional do Coroadinho e a União por Moradia Popular do Maranhão”, conta Creuzamar.

Assistente Social de formação, Creuzamar foi Secretária Adjunta de Estado de Direitos Humanos e Popular do Estado do Maranhão e já atuou como Conselheira Municipal, Estadual e Nacional dos Conselhos das Cidades; Conselheira Estadual da Mulher, dos Direitos Humanos e da Política de Igualdade Étnico-Racial do Maranhão.

Embora apresente uma candidatura individual, Creuzamar se propõe exercer um mandato parlamentar coletivo, criando mecanismos de participação popular, como escutas e plenárias nas comunidades, para efetivação de proposições parlamentares e projetos de lei. A candidata também se coloca para pautar as principais agendas políticas dos movimentos sociais e lutar por um Estado antirracista, antifascista, antimachista, inclusivo, participativo e socialmente justo.

Assim como grande parte das candidaturas de mulheres negras tem denunciado no processo eleitoral de 2022, as principais dificuldades que Creuzamar têm encontrado estão relacionadas à falta de financiamento e falta de apoio por parte do próprio partido, que não garante as condições necessárias para que a campanha tenha maior alcance e, consequentemente, maior possibilidade de eleição.

Por outro lado, organizações de mulheres negras, como a REMNEGRA e o Grupo de Mulheres Negras Mãe Andresa, têm manifestado apoio à candidatura de Creuzamar.

Foto: Divulgação.

Para conhecer as propostas da candidata, acesse www.creuzamar.com.br. Acompanhe as ações de campanha também pelo Instagram @creuzamar13000. Contribua com o financiamento coletivo disponível no endereço www.votolegal.com.br/creuzamar.

Compartilhe essa notícia:

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.