Concurso de logomarca para a 11ª edição do Julho das Pretas – Mulheres Negras em Marcha por Reparação e Bem Viver

Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB), a Rede de Mulheres Negras do Nordeste e a Rede Fulanas – Negras da Amazônia Brasileira abrem as inscrições para o concurso que vai escolher a logomarca a ser utilizada nas peças de comunicação da 11ª edição do Julho das Pretas. 

Podem participar: mulheres negras designers e ilustradoras de qualquer região do Brasil; ou coletivos e empresas de arte e comunicação liderados por mulheres negras.

O tema do Julho das Pretas em 2023 é  Mulheres Negras em Marcha por Reparação e Bem Viver, fazendo referência à construção da 2ª Marcha Nacional das Mulheres Negras, que acontecerá em 2025; ao debate sobre reparação histórica e estrutural, agenda definida a partir da  III Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e Intolerâncias Correlatas, realizada em 2001, em Durban; e ao Bem Viver, paradigma que norteia a ação de grande parte dos movimentos de mulheres negras no Brasil, desde o processo de mobilização para a construção da Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo a Violência e pelo Bem Viver, que aconteceu em novembro de 2015, em Brasília.

Do Objeto:

O presente edital trata do concurso de Logomarca para o Júlio das Pretas de 2023 , sendo disposto o valor de prêmio R$ 3.000,00 (três mil reais) para a selecionada.

Orientações para a produção da logomarca:

  • A logomarca deve indicar que se trata da 11ª edição do Julho das Pretas.
  • Utilizar elementos visuais que dialoguem com o tema e/ou com as pautas protagonizadas pelos movimentos de mulheres negras do Brasil.
  • Se atentar à relação de continuidade com as logomarcas das edições anteriores do Julho das Pretas, disponíveis AQUI.
  • Evitar cores muito fortes, fontes com baixa legibilidade e excesso de elementos na logomarca.

Das Inscrições:

As inscrições serão iniciadas no dia  21 de maio, com  prazo para o envio das propostas até o dia 5 de junho, às 23h59 min. 

Para  a participação é necessário:

  • Ser uma mulher negra (cis ou trans) designer ou ilustradora, de qualquer parte do país.
  • Ter mais de 18 anos, ou, caso seja menor, ter a autorização dos responsáveis legais.
  • Preencha as informações solicitadas neste formulário
  • Envie o link da pasta com a logomarca no formato PNG ou PDF, em alta resolução.

Da Avaliação

As propostas de logomarca serão avaliadas em primeira instância pelas organizações que coordenam a Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB), a Rede de Mulheres Negras do Nordeste e a Rede Fulanas – Negras da Amazônia Brasileira; e em segunda instância, pelo pleno de organizações que compõem as Redes e Articulação citadas, de acordo com os seguintes critérios:

  • Diálogo da logomarca com o tema da 11ª edição do Julho das Pretas.
  • Diálogo da logomarca com as pautas protagonizadas pelos movimentos de mulheres negras do Brasil.
  • Harmonia das cores, fontes e elementos inseridos na logomarca.

Do Resultado 

  • O resultado será divulgado no dia 9 de junho.
  • A ganhadora do prêmio deverá disponibilizar três variações da logomarca: para fundo preto, branco e colorido
  • A ganhadora do prêmio deverá disponibilizar um manual de uso da logomarca
  • A ganhadora será responsável pela emissão da nota fiscal referente ao valor do prêmio
  • A ganhadora e a artista deverão assinar uma declaração de que a artista, detentora de direitos autorais,  têm conhecimento da participação, bem como consente a utilização da logo em peças gráficas do Julho das Pretas.

Inscreva-se no formulário abaixo:

Se tiver problemas para visualizar, acesse o formulário pela plataforma do Google Forms.

Sobre o Julho das Pretas

O Julho das Pretas é uma ação de incidência política e agenda conjunta e propositiva com organizações e movimento de mulheres negras do Brasil, voltada para o fortalecimento da ação política coletiva e autônoma das mulheres negras nas diversas esferas da sociedade. A ação foi criada em 2013, pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, e celebra o 25 de Julho, Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha.

O Julho das Pretas todos os anos traz temas importantes e necessários relacionados à superação das desigualdades de gênero e raça, colocando a pauta e agenda política das mulheres negras em evidência.

Compartilhe essa notícia:

2 comentários

  1. Moro em uma ocupação que chama Britanite sou Negra de família indígena sou pobre e tenho esperança de um futuro melhor vou elabora uma logo tipo onde as mulheres negra que já sofreram tanto como esceavas pelas sua cor Negras sofrida hoje temo o direito de lutar por moradia e liberdade e a luta de todas as mulheres trabalhadoras que vivem livres da escravidão e do preconceito entre as cores pois somos todos iguais! Independente de cor ou raça viva as mulheres negras do Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *