DEBATES, REVISTA ELETRÔNICA, LIVES E MUITO MAIS
MARÇO DE LUTAS
UMA AGENDA COLETIVA DE ENFRENTAMENTO
AO RACISMO E AO PATRIARCADO
6ª edição do Março de Lutas tem mais de 140 atividades nas cinco regiões do Brasil
A agenda coletiva é organizada pela Rede de Mulheres Negras do Nordeste, a Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB) e a Rede Fulanas – Negras da Amazônia Brasileira
Com o tema“Rumo à Marcha das Mulheres Negras 2025”, o Março de Lutas chega em sua 6ª edição e apresenta uma agenda coletiva com 142 atividades distribuídas em 14 estados e no Distrito Federal. São seminários, rodas de conversa, oficinas, podcasts e uma diversidade de ações que serão realizadas por 80 organizações, grupos e coletivos, trazendo como mote o tema “Rumo à Marcha das Mulheres Negras 2025”.
O Março de Lutas é uma estratégia de incidência do Movimento de Mulheres Negras no Brasil, construído pela Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB), Rede de Mulheres Negras do Nordeste e Rede Fulanas – Negras da Amazônia Brasileira, com o objetivo de denunciar as diversas formas de atuação do racismo patriarcal no Brasil, que atinge de maneira potencializada as mulheres negras, além de demarcar o protagonismo destas sujeitas na luta por melhores condições de vida para toda sociedade brasileira. A ação foi criada em 2019, pelo Odara – Instituto da Mulher Negra.
Em 2024, o Março de Lutas vem com a proposta de dar o pontapé inicial no processo de mobilização e articulação para a 2ª Marcha Nacional das Mulheres Negras, que será realizada em 2025, ano em que completam 10 anos da Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver, realizada em 2015, em Brasília.
A Marcha de 2015 reuniu cerca de 100 mil mulheres nas ruas e representou um marco histórico e político para o Movimento de Mulheres Negras no Brasil. Ela foi responsável por impulsionar o fortalecimento e crescimento da articulação em rede de organizações de norte a sul do país, além de fomentar o debate sobre poder e participação política das mulheres negras nas várias esferas da sociedade brasileira.
A meta para 2025 é reunir 1 milhão de mulheres negras nas ruas, marchando por Reparação, Bem Viver e por um novo pacto civilizatório pela superação do racismo patriarcal e violências correlatas no Brasil. Neste sentido, a agenda do Março de Lutas conta com a força e o engajamento de 80 organizações, grupos e coletivos, empenhados em construir mais um momento histórico que irá, mais uma vez, demarcar a força política das mulheres negras organizadas.
Confira a agenda completa, se informe sobre as atividades próximas a você e fortaleça esse grande movimento!
MARÇO E AS LUTAS NEGRAS
A PRIMEIRA EDIÇÃO DO MARÇO DE LUTAS FOI CRIADA EM 2019, EM SALVADOR, PELO ODARA – INSTITUTO DA MULHER NEGRA.
O mês de março é internacionalmente conhecido como o mês das mulheres na luta contra o patriarcado, celebrado oficialmente dia 8 de março. Também no dia 14 de março de 2024 faz seis anos que a militante negra e parlamentar Marielle Franco foi executada e o Estado brasileiro ainda não nos apresentou respostas. Neste mesmo dia homenageamos o nascimento de duas estrelas negras que tiveram grande contribuição para a luta negra brasileira: Carolina Maria de Jesus e Abdias Nascimento. Já no dia 16 de março de 2024 faz dez anos que a trabalhadora Claúdia Ferreira foi assassinada por PMs do Rio de Janeiro e arrastada do lado de fora da viatura. É também em março, dia 21, que celebramos o dia internacional de luta pela eliminação da discriminação racial.
Ainda no dia 27 de março celebramos o nascimento de outra estrela negra brasileira, Luiza Bairros, que tem inspirado homens e mulheres negras além do seu tempo com seu legado.Continuaremos em marcha até que todas as Marielles, Claudias, Carolinas, Abdias e Luizas tenham direito à vida e ao bem viver.
VÍDEOS DO MARÇO DE LUTAS
ÁLBUM DE FOTOS
EDIÇÕES ANTERIORES
JUNTES SOMOS MAIS FORTES
Realização
REDES SOCIAIS
Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras. Promove ação política de ONGs na luta contra o racismo, sexismo e demais formas de discriminação.
DETALHES DO EVENTO
Uma agenda coletiva de enfrentamento ao racismo e ao patriarcado.
Todos os direitos reservados © 2024 AMNB