Contato

Seja Bem-vind@ ao nosso site!


"A Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras tem como missão institucional promover a ação política articulada de ONGs de mulheres negras brasileiras, na luta contra o racismo, o sexismo, a opressão de classe, a lesbofobia e outras formas de discriminação, contribuindo assim para a transformação das relações de poder e construção de uma sociedade equânime."
Biblioteca / destaques / publicações
02/06/2015
MULHERES NEGRAS NA PRIMEIRA PESSOA
O livro MULHERES NEGRAS NA PRIMEIRA PESSOA (Redes Editora, 2012, 144 p.)foi organizado por Jurema Werneck, Nilza Iraci e Simone Cruz em uma realização da Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB) com apoio da Fundação Ford. A publicação está inserida no âmbito das ações desenvolvidas no projeto Construindo a Equidade: Monitoramento de Políticas Públicas para a Superação das Desigualdades de Gênero e Raça para as Mulheres Negras.Ao propor uma publicação com histórias de vida de mulheres negras, a AMNB objetiva possibilitar a livre expressão de diferentes mulheres negras das cinco regiões do país e demonstrar como nossa luta política se expressa na vida cotidiana dessas mulheres, pertencentes a diferentes estratos sociais, com variados níveis de escolaridade e faixas etárias.

O conhecimento da vida dessas mulheres negras nos possibilita aprofundar a reflexão sobre a (des)construção de estereótipos racistas e sexistas, ainda presentes na sociedade brasileira. As lições oferecidas pelas mulheres negras brasileiras mostram a grandeza do respeito e do acolhimento ao outro. A circularidade da família negra, comandada muitas vezes pelas mulheres, apresenta uma estrutura familiar mais ampla, difícil de se amoldar a sistemas mais individualistas.

Conhecer, pois, histórias de mulheres negras dos diferentes quadrantes desse país é abrir-se para o novo. Significa colocar-se à disposição para conhecer histórias de resistência magistral, de sabedoria infinita, de solidariedade incondicional e, sobretudo, de acolhimento fraterno a todas as pessoas, sem fazer distinção à forma como se dá o laço afetivo, seja pelo sangue que corre nas veias, seja pelo chamado da solidariedade.
____
Demais publicações
Org. Integrantes da AMNB
Para encontrar uma organização integrante, efetue a uma pesquise rápida por UF:
Fale Conosco
Fone Coml. (71) 3561-2860
Fone Cel. (71) 9-9708-6112

Secretaria Executiva:
Largo do Cruzeiro de São Francisco, 19
Pelourinho - Salvador/BA
CEP. 40.020.280
Copyright © 2015 | AMNB - Articulação